CF EMYGDIO ALVES COSTA FILHO

Rua do Lazer, 153 - Pilares - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20760-230 | ☎ Telefone: (21) 3283-3769 | 3283-3776
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h
Gerente: Aline Gomes | CNES 6742130 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

'OUTUBRO ROSA"

'OUTUBRO ROSA"

               O País ilumina-se de rosa, no mês de outubro, para lembrar a importância de se detectar precocemente o câncer de mama. Mais de um milhão de mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, fizeram o exame preventivo no primeiro semestre deste ano, no Brasil, um aumento de 41% no número de mamografias realizadas, se comparado a 2010. A estimativa é de que 52 mil novos casos sejam diagnosticados.

               As neoplasias representaram a segunda maior proporção de mortes em mulheres, em 2010, um total de 18,3%. Dentre estas, o câncer de mama tem o maior índice (2,8%), depois o câncer de pulmão (1,8%) e câncer do colo do útero (1,1%).
                Para atacar o problema de frente, além da conscientização, o Ministério da Saúde investe R$ 4,5 bilhões no Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama.
 A partir de 2013, o Ministério da Saúde só pagará os exames que seguirem as diretrizes do Programa Nacional de Qualidade. Outra inovação são as unidades oncológicas móveis, que se deslocarão a locais estratégicos realizando exames em mulheres que têm dificuldade de acesso aos serviços convencionais.
O laudo é transmitido via satélite a uma unidade de Saúde. A perspectiva é de que sejam realizadas 800 mamografias por mês e os tratamentos sejam iniciados em até 60 dias. A meta é que a detecção da doença seja cada vez mais por imagem, ampliando as possibilidades de intervenção.
                A expansão dos serviços de radioterapia em todo o País e a inclusão do medicamento Trastuzumabe, um dos mais eficientes de combate ao câncer de mama, também estão entre as ações de enfrentamento à doença.
                O câncer de mama mata mais de 400 mil pessoas a cada ano. O rosa simboliza esse alerta às mulheres para que façam o exame de toque e, a partir dos 50 anos, a mamografia, pois os riscos aumentam conforme a idade.
                 Por isso, o movimento popular que acontece em outubro é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.
APOIE ESSA CAUSA! COMPARTILHE!!

domingo, 29 de setembro de 2013

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO - 29.09

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO - 29.09








quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"SEJA UM DOADOR"

"SEJA UM DOADOR"


No dia 27 de Setembro é dia Nacional de Doação de Órgãos ... SE LIGA!!!

Entenda a doação de órgãos



Doar órgãos é um ato de solidariedade e amor. Significa oferecer ao próximo uma nova oportunidade, uma esperança para recomeçar. É possível doar em vida e também após a morte. Saiba como tornar-se um doador.



Como faço para doar?



Doador vivo: Dirija-se a um hospital transplantador, onde será avaliado por um médico que irá orientá-lo sobre todo o processo de doação.



Doador falecido: O passo principal para que seus órgãos e tecidos sejam doados após a sua morte é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito, mas seus parentes devem se comprometer a autorizar o procedimento após a morte. A doação de órgãos e tecidos é um ato pelo qual você manifesta a vontade de que, a partir da constatação da sua morte, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), possam ajudar outras pessoas. Rins, pâncreas, córneas, válvulas cardíacas, pele, osso, coração, esclera (o branco do olho), pulmão e fígado são possíveis de serem transplantados.




Compartilhe essa ideia


A doação de órgãos e tecidos é um tema importante, que precisa ser divulgado no Brasil. Compartilhe esta ideia com seus amigos e familiares, faça parte dessa rede que ajuda a salvar vidas. Você é essencial para a conscientização da sociedade em que vive.

DISQUE TRANSPLANTE 155


O Disque-Transplante é o responsável por receber as notificações de morte encefálica em todo o Estado do Rio de Janeiro, agilizando o contato entre os profissionais de saúde e o PET. Além disso, é um dos canais de comunicação no qual a população pode esclarecer suas dúvidas sobre transplantes.
Horário de funcionamento: 24 horas por dia, de segunda à domingo.








terça-feira, 24 de setembro de 2013

"FESTA DA PRIMAVERA"

"FESTA DA PRIMAVERA"

                     No dia 19.09.2013 foi realizado no auditório da nossa Clínica, a “ FESTA DA PRIMAVERA” onde foi um momento de darmos às boas-vindas à mais uma estação do ano: “A PRIMAVERA”. Os anfitriões da festa foi o grupo da Atividade Física, composto em sua maioria pelos idosos!! Foi feita uma homenagem aos mesmos com a apresentação de um vídeo:
              
                           Dançamos, nos divertimos, nos confraternizamos, comemos e melhor fizemos isso com quem gostamos nossos amigos... sabe por quê?
Amigos são flores…
São flores plantadas ao longo do nosso caminho para que saibamos encontrar primavera o ano todo.
Quando o outono chega, cheio de beleza e melancolia, os amigos estão presentes nos trazendo alegria.
Essas flores belas perfumam nossa existência e nos fazem ver que não estamos sozinhos.
Amigos são flores que duram um ano ou um dia não faz diferença, porque o importante são as marcas que deixam nas nossas vidas.
São as horas compartilhadas, horas de carinho, horas de amor e cuidado.
Um amigo que se doar sem esperar um retorno, que se entrega pelo prazer de ver a felicidade do outro, é uma flor que merece cuidados especiais... um ser grande e importante que nos emociona só pelo fato de existir.
É alguém que consegue chegar até nossa alma… É um presente de Deus. 
Se todo mundo nos virar as costas e, no meio desse mundo, uma flor, nem que seja uma única flor de amizade nascer em nosso jardim, então toda a vida já terá valido a pena.


                           Ainda teve coreografias de algumas músicas feitas pelo Prof. de Ed. Física Juninho Vaz!!



A diferença entre as pessoas normais e especiais... Está no colorido que as pessoas especiais deixam quando entram em nossas vidas!!

Confira nossas fotos em nossa página de fotos, no link que te levará à nossa página no facebook!

INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO



Reunião de Integração  / Articulação entre Cap 3.2 e a Maternidade Carmela Dutra realizada em 13/09/2013. Esta reunião foi realizada para reforçar a parceria entre a  Maternidade e as unidades de atenção básica, a fim de incentivar o aleitamento materno, a doação de leite e frascos para o banco de leite da maternidade.







segunda-feira, 16 de setembro de 2013




                  No dia 12.09.2013 foi realizada a Oficina de Qualificação da "Ficha B", no auditório da Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho. Na oficina foi explicado a importância do preenchimento correto e os dados obrigatórios da 'Ficha B e também foi apresentado os cartazes : 'Cartão Família Carioca, 'Raça Cor', 'CEMAPS e os Gráficos da "Ficha A"'. A oficina serviu para mostrar os resultados da Oficina de "Ficha A" além de sanar algumas dúvidas referentes aos dados duplicados e explicar como consultar na base Sinasc, que auxiliará nas buscas de possíveis cadastros duplicados. Foram mostrados alguns vídeos que serão exibidos na unidade com temas como: Dengue, doenças sexualmente transmissíveis entre outros relacionados que é uma parceria com a MultiRio. 
(Fonte: Blog Otics Lins)





                                         "FESTA DA PRIMAVERA"


                   No dia 19.09.2013 a equipe Cristóvão Colombo juntamente com a Atividade Física estarão promovendo a Festa da Primavera, dando às boas vindas a esta estação do desabrochar das flores, de fazer novas amizades e sorrir.
                      Local: Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho.
                      Horário: 14 horas

Abra sua vida para uma nova estação também...

"Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro,
Ame como se você nunca tivesse sido magoado, 
e dance como se ninguém estivesse te observando."

"O maior risco da vida é não fazer NADA."

                  SEJA BEM-VINDA PRIMAVERA!!


Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Lazer, 153 - Pilares

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3283-3769 | 3283-3776

Tecnologia do Blogger.