CF EMYGDIO ALVES COSTA FILHO

Rua do Lazer, 153 - Pilares - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20760-230 | ☎ Telefone: (21) 3283-3769 | 3283-3776
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h
Gerente: Aline Gomes | CNES 6742130 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

domingo, 20 de outubro de 2013

Grupo de TABAGISMO

Grupo de TABAGISMO

Grupo de TABAGISMO


Começamos mais um grupo de Tabagismo esse mês.

Segundo o INCA o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema, 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero)...
Todos os vinte integrantes deste novo grupo sabem que não será fácil abandonar o vício. Muitos fumam há muito tempo e alguns já apresentam problemas de saúde decorrentes do uso de tabaco. Contudo, neste programa, além do tratamento com adesivos e medicação, os participantes encontrarão apoio de uma equipe de saúde multiprofissional que irá trabalhar a importância da mudança de hábito para o êxito do tratamento. Todos estão muito motivados a abandonar o hábito de fumar e contam também com o importante apoio de seus familiares e dos próprios companheiros do grupo. A equipe da CF EMYGDIO ALVES COSTA FILHO, através da Enf.ª Marynes e todos os envolvidos neste lindo projeto deseja sucesso aos já vitoriosos integrantes do grupo.


















sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância



12 a 18.10
 Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância 



Esta semana no Brasil, celebra-se a Semana de Prevenção a Violência na Primeira Infância e, como tal, a saúde é um dos protagonistas em criar ações estratégicas e preventivas à proteção da saúde e integridade de crianças e jovens. Deveríamos repensar esta semana como a Semana da NÃO violência na Primeira ou quaisquer instâncias da Infância.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Brasil possui uma população de, aproximadamente,190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, equivalente a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe.

Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, e estão mais sujeitos à pobreza e à iniquidade no País. Por exemplo, 29% da população vive em famílias pobres, mas, entre as crianças, esse número chega a 45,6%As crianças negras, por exemplo, têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Naregião do Semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres. Essas iniquidades são o maior obstáculo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, à qual o Brasil é país signatário.

As crianças e os adolescentes são especialmente afetados pela violência. Não apenas a violência física, mas principalmente a violência de cunho moral, negligência, sexual e psicológica. Mesmo com todos os esforços do estado e da sociedade civil ao enfrentamento deste problema, as estatísticas ainda apontam um cenário desolador em relação à violência contra crianças e adolescentes: a cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual, e negligência contra crianças e adolescentes são reportados, em média, ao Disque Denúncia 100. Isso significa que a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País. Esse quadro pode ser ainda mais grave se levarmos em consideração que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados.

Diante do quadro em que a Infância e a Juventude estão expostos neste país, é de extrema urgência que haja não só a  implantação e a implementação de políticas públicas eficientes e eficazes que promovam e protejam estes direitos, mas principalmente a inclusão destes indivíduos em atividades que contribuam para o seu desenvolvimento social, cultura e com práticas que modifiquem sua cosmovisão. Que transforme a ordem de violência em cultura de paz criando maturidade sobre o assunto e afastando-os do ciclo da violência que podem estar dentro e fora dos seus lares.

Na Saúde, para esta situação, a mesma não pode caminhar sozinha. É necessário um caminhar coletivo. É preciso dar os braços junto à Educação, Assistência Social, Segurança Pública entre outras instâncias do Estado, fortalecendo a intersetorialidade para que, os direitos destas crianças que estejam em riscos e vulnerabilidades sejam protegidos.

Na Atenção Básica é possível criar instrumentos e estratégias para que a pessoa da criança e do adolescente sejam e estejam protegidos dos ciclos da violência. Um dos primeiros parâmetros, na lógica da Clínica de Família, as visitas dos agentes comunitários de saúde são fundamentais para que, estas situações sejam observadas e comentadas em equipe para uma possível investigação, até a conclusão dos fatos.

Uma vez comprovados, é preciso convidar as famílias a ter um diálogo franco, se possível, incluindo o Núcleo de Apoio ao Saúde da Família, através das assistentes sociais, psicólogas e também psiquiatras, convidar a intersetorialidade como CRASS, escola entre outros equipamentos e, principalmente, ter a aproximação do Conselho Tutelar para orientar as ações que preservem a vida e a integridade de crianças, adolescentes e suas famílias.

 Sabemos que há muito o que fazer para que as situações de violência sejam erradicadas. Por mais paradoxal que seja; embora não utópica mas viável, é necessário que neste cenário social, cada um cumpra seu papel como pessoa humana, cidadão, profissional e intervenha nos casos, seja através do diálogo ou mesmo da denúncia. 

Ainda que a denúncia seja a medida mais cabível no momento, mesmo assim o acompanhamento a saúde destas famílias é necessária. Nesta relação onde a violência é predominante, não há vítimas e nem culpados e sim um ciclo que se perpetua, muitas vezes de geração em geração e que são potencializados pela ausência de educação, orientação, drogas, álcool, comprometimentos mentais, psiquiátricos; além das questões sociais que permeiam muitas famílias como a ausência de emprego e qualificação.

A violência doméstica e intra-familiar e um nó que precisa ser desfeito, não apenas com políticas públicas, mas principalmente com iniciativas que estimulem um olhar de dentro para fora com estas famílias, orientando-as à compreenderem este fenômeno como algo incomum e fora da naturalidade à qual o ser humano foi criado.



Esta semana ocorreu o 1º Ciclo de Debates sobre Prevenção a Violência na primeira infância.

1º Ciclo de Debates sobre prevenção a violência na primeira infância

A Associação Brasileira Terra dos Homens e a Fundação Bernard van Leer em parceria com a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias realizam no dia 17 de outubro, o 1º Ciclo de Debates sobre prevenção a violência na primeira infância do município de Duque de Caxias.
O objetivo deste encontro é contribuir para implementação dos direitos e cuidados necessários da política da primeira infância no Brasil, junto com profissionais que trabalham com a primeira infância e estudantes a fim de que os direitos das crianças, em especial na primeira infância, sejam assegurados e promovidos no município de Duque de Caxias. 
Faça sua inscrições até o dia 16 outubro de 2013 pelo site www.terradoshomens.org.br
A G E N D A:
1º Ciclo de Debates: Prevenção à Violência na Primeira Infância
Data: 17 de outubro de 2013.
Local: Teatro Raul Cortez – Av.Presidente Kennedy s/nº – Centro – Duque de Caxias/RJ.


Missão, Visão e Crença
Missão
Promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, investindo na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades.

Visão
A Terra dos Homens é reconhecida pela sua transparência e competência no trabalho com crianças e adolescentes com direitos violados. Seu desejo é de que este reconhecimento estimule a replicação da metodologia nas cinco regiões do Brasil.

Crença
Toda criança ou adolescente com direitos violados necessita de proteção especial. A convivência familiar e comunitária é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dia 18 de Outubro - DIA DO MÉDICO!!

Dia 18 de Outubro - DIA DO MÉDICO!!

       





               Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança à corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é  fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que  você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos e nem momentos para fazer o bem, por isso devemos à você nossa saúde. você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas! Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. 

                   Em comemoração à essa linda data, realizamos na Clínica uma Homenagem aos nossos profissionais médicos!! Nossos sinceros agradecimentos!! 

Dra Mônica, Dr Fabiano e Dra Camila!!
























Não deixem de conferir todas as fotos desse evento clicando no link abaixo:



FELIZ DIA DO MÉDICO!!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Evento Bolsa Família e Cartão Carioca

Evento Bolsa Família e Cartão Carioca

                  Hoje, dia 15.10.2013, foi realizado um encontro dos beneficiários do Bolsa Família na Quadra de Samba da Caprichosos de Pilares. A Nossa clínica marcou presença, além de várias outras Clínicas também como:  CSF Anna Nery, CSF Ariadnne, CSF Barbara Starfield, etc.
                  Houve ações sociais: Corte de cabelo, Defensoria Pública, Várias atividades infantis para a criançada, Entrega de Kits Odonto, informações sobre como cuidar da saúde bucal, distribuição de camisinhas, pesagem para o bolsa família, Informações sobre como manter o benefício do cartão carioca e do Bolsa Família também, etc.


                  Algumas fotos:




Confira todas as nossas fotos no Álbum Eventos no nosso facebook no link abaixo:





sábado, 12 de outubro de 2013

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!


 Realizamos uma festa para as crianças da nossa comunidade no dia 10.10 na quadra do condomínio Brasil Novo. Gostaríamos de agradecer o empenho e dedicação de todos para que o evento fosse um sucesso! Em breve fotos no blog.
Também participamos da festa de dia das crianças na creche cantinho feliz onde contamos com o envolvimento de todos os nossos funcionários mais uma vez. A CF Emygdio Alves Costa Filho agradece a dedicação de cada um para que os eventos fossem realizados com sucesso e que as crianças pudessem ficar felizes e foi o que ocorreu. 
Um Feliz dia das Crianças para todas as crianças!!!

Em breve mais fotos!


"Tudo pode ser, se quiser será
O sonho sempre vem pra quem sonhar
Tudo pode ser, só basta acreditar
Tudo que tiver que ser, será

Tudo que eu fizer
Eu vou tentar melhor do que já fiz
Esteja o meu destino onde estiver
Eu vou buscar a sorte e ser feliz
Tudo que eu quiser
O cara lá de cima vai me dar
Me dar toda coragem que puder
Que não me falte forças pra lutar
Vamos com você
Nós somos invencíveis, pode crer
Todos somos um
E juntos não existe mal nenhum
Vamos com você
Nós somos invencíveis, pode crer
O sonho está no ar
O amor me faz cantar


Lua de cristal
Que me faz sonhar
Faz de mim estrela
Que eu já sei brilhar
Lua de cristal
Nova de paixão
Faz da minha vida
Cheia de emoção
Tudo que eu fizer
Eu vou tentar melhor do que já fiz
Esteja o meu destino onde estiver
Eu vou buscar a sorte e ser feliz


Tudo que eu quiser
O cara lá de cima vai me dar
Me dar toda coragem que puder
Que não me falte forças pra lutar
Vamos com você
Nós somos invencíveis, pode crer
Todos somos um
E juntos não existe mal nenhum
Vamos com você
Nós somos invencíveis, pode crer
O sonho está no ar
O amor me faz cantar
Lua de cristal
Que me faz sonhar
Faz de mim estrela
Que eu já sei brilhar
Lua de cristal
Nova de paixão
Faz da minha vida
Cheia de emoção
Lua de cristal
Que me faz sonhar
Faz de mim estrela
Que eu já sei brilhar
Lua de cristal
Nova de paixão
Faz da minha vida
Cheia de emoção"




SER CRIANÇA É ACREDITAR QUE O IMPOSSÍVEL É POSSÍVEL!

GRAVAÇÃO DE VÍDEO PARA A FINAL DO III CONCURSO DE BLOGUEIROS

Recebemos em nossa unidade a equipe da OTICS LINS para a gravação do vídeo para  Finalistas do III Concurso de Blogueiros onde tivemos 2 indicações e Ficha B.

Indicações nas categorias:

Saúde na Escola - Que abrance o processo de trabalho e resultados de forma conjunta entre todos os profissionais, membros da equipe e da saúde bucal, bem como os profissionais da educação, parceiro nas atividades.
Atividade Física - Mostra o processo de trabalho de forma conjunta com os profissionais de educação física

A  final do concurso será em Dezembro.











segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho teve 2 indicações ao prêmio de Blogueiros

Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho teve 2 indicações ao prêmio de Blogueiros

A Clínica da Família Emygdio Alves Costa Filho teve 2 indicações ao prêmio dos Blogueiros da Saúde da Família 2013, que acontece em dezembro.

Indicações nas categorias:

Saúde na Escola - Que abrance o processo de trabalho e resultados de forma conjunta entre todos os profissionais, membros da equipe e da saúde bucal, bem como os profissionais da educação, parceiro nas atividades.
Atividade Física - Mostra o processo de trabalho de forma conjunta com os profissionais de educação física


sábado, 5 de outubro de 2013

DIA DAS CRIANÇAS!

DIA DAS CRIANÇAS!


Nosso Telefone: 3111-6724
E-mail: cfea.adm@gmail.com 

Inscrições abertas para o Grupo de Tabagismo

Inscrições abertas para o Grupo de Tabagismo


Inscrições abertas no dia 07/10/2013 para o:  

 Grupo de Tabagismo




Todo o ano mais de 200 mil pessoas morrem por causa do cigarro. Pequeno, mas extremamente maléfico à saúde humana o cigarro concentra substâncias como a nicotina que chega ao cérebro em menos de 20 segundos, e por isso vicia tão rapidamente. Parar de fumar é tarefa complicada para os usuários. 
O Grupo de Combate ao Tabagismo é formado por pessoas que buscam a Clínica em busca de apoio e auxílio no combate ao fumo. No grupo, os fumantes recebem acompanhamento médico e psicológico, são avaliados e compartilham experiências para deixar do vício. Você que fuma e quer 

Venha participar do nosso Grupo de Tabagismo. 
A inscrição será dia 07.10.2013 de 09:00 às 11:00.
Temos 20 vagas para este grupo.

Esperamos vocês!!!!



Para maiores informações entre em contato conosco!



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE




Os ACS surgiram em 1991, quando o Ministério da Saúde (MS) implantou o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), baseado em experiências bem-sucedidas no Ceará e em Pernambuco. A profissão foi reconhecida em 2002 e regulamentada em 2006, mesmo ano em que foi publicada Emenda Constitucional que possibilitou a efetivação dos ACS enquanto servidores públicos nos municípios do País.


“Hoje, os ACSs são extremamente importantes na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, junto às Equipes de Saúde da Família (ESF). Por seus vínculos estreitos com as comunidades onde atuam, os ACS articulam ações essenciais no campo da vigilância e da promoção da saúde, identificando agravos nos territórios de atuação, mobilizando a comunidade e agindo como integradores de diferentes políticas públicas que, além da saúde, promovem a cidadania”, afirma o superintendente da Atenção Primária da SES, Rodrigo Lima.


Os Agentes Comunitários de Saúde deste município, um ato de reconhecimento a estes trabalhadores e trabalhadoras que, embaixo de sol ou chuva, não perdem a preocupação com o cidadão. Entendemos que é preciso se apaixonar para ser um agente, e, sobretudo ter consciência do seu papel na comunidade. Ao longo de sua trajetória o ACS tornou-se um instrumento de articulação entre os serviços de saúde e a comunidade, desenvolvendo ações básicas de saúde e atividades de caráter educativo, contribuindo, assim, para a construção e consolidação dos sistemas locais de saúde. O ACS é o elo de ligação entre a comunidade e o sistema de saúde e mais que isso Cada agente de saúde é também um instrumento transformador com valor inestimável ao processo de construção social da saúde, uma vez que sua atuação oferece possibilidades de importantes avanços rumo à integralidade da atenção. É importante reconhecermos o relevante trabalho que os ACS tem desenvolvido como membro das equipes de saúde da família, isso pode ser percebido, especialmente através do aumento das taxas de coberturas do pré-natal, de vacinação, de vigilância da saúde da criança e da mulher. Para a população o ACS tem um papel fundamental de ajuda, de socorro, pois se faz presente em situações difíceis, o que, conseqüentemente, estreita os laços entre a família e a equipe de PSF. Revestidos de muita garra, e com os recursos que vão descobrindo dentro de si, os ACS vem desenvolvendo suas atividades superando os desafios que se colocam em seu caminho.
Não posso deixar de ressaltar a incansável luta da CATEGORIA para a desprecarização dos vínculos trabalhistas, lembrando que o PACS tinha uma proposta inicial voltada para o trabalho voluntário e hoje tornou-se uma profissão regulamentada e respeitada. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Mundo Novo com o apoio do Prefeito Luzinar têm trabalhando com o objetivo de motivar e apoiar os ACS, promovendo capacitação continuada e buscando melhorias nas condições de trabalho.
Este momento é muito importante. Sem estes valorosos e destemidos trabalhadores é impossível fazermos saúde. Os agentes comunitários de saúde merecem esta homenagem porque são profissionais essenciais para a preservação da saúde da comunidade.
Espero que esta dia seja proveitoso para todos e que a partir deste encontro possamos olhar para o ACS de forma diferenciada reconhecendo o seu verdadeiro valor!!




Hoje fizemos um delicioso café da manhã para nossas ACS.













Ficamos muito felizes por partilhar momentos assim. Feliz Dia dos ACS!! Que este dia possa ser especial e vivenciado com muito amor e carinho.

EQUIPE EMYGDIO ALVES COSTA FILHO

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Lazer, 153 - Pilares

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3283-3769 | 3283-3776

Tecnologia do Blogger.