COMO EU FAÇO


                                                        

      

 Nosso papel na Sociedade tem sido fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde à população Carioca.
 Nossa unidade conta com X consultórios médicos, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica com 2 leitos, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, além de auditório, farmácia e almoxarifado. Por mês, são realizadas cerca de 1500 a 2000 consultas médicas, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. Dentre os serviços oferecidos estão exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.


ACS Tatiana em Visita Domiciliar da Águia de Ouro junto com TSB Cida Bispo



Ao chegar à unidade o usuário é recepcionado no acolhimento pelo profissional responsável por sua equipe. É o primeiro contato e se caracteriza por dar atenção a todos que procuram os serviços, não só ouvindo suas necessidades, mas percebendo aquilo que muitas vezes não é dito. Dali ele passa no acolhimento onde lhe é passado alternativas para que suas necessidades sejam atendidas naquele momento pelo Enfermeiro, se houver necessidade encaminhado ao médico. Ali o ACS mostra a capacidade de resolver grande parte dos problemas de saúde da população, passando alguma solução para que ocorra em um prazo aceitável; mas em algumas situações haverá a necessidade de referenciar seus usuários a outros serviços de saúde.ou passada alguma solução para que ocorra em um prazo aceitável. O ACS tem um papel importante no acolhimento, pois é um membro da equipe que faz parte da comunidade, o que ajuda a criar confiança e vínculo, facilitando o contato direto com a equipe. 



ACS no acolhimento prestando o primeiro contato com os pacientes


                                            
            
 Um dos pontos fortes da estratégia Saúde da Família é a busca ativa: A Visita Domiciliar; que é uma atividade de grande importância do processo de trabalho, a equipe vai às casas das pessoas, vê de perto a realidade de cada família, toma providências para evitar as doenças, atua para curar os casos em que a doença já existe,  dá  orientação para garantir uma vida melhor, com saúde. Atuam com ações fundamentais de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta região.A rotina de trabalho das equipes inclui o conhecimento  do território  e da população, da dinâmica familiar e social, que são ferramentas  valiosas para o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas.

                                             

ACS Luciana e Vânia na sala de espera



Dra Camila realizando grupo de entrega de exames



A Saúde da Família foi criada como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento do Programa de saúde no País.

Educar é um processo de construção permanente.
As ações educativas têm início nas visitas domiciliares, mas podem ser realizadas em grupo, sendo desenvolvidas nos serviços de saúde e nos diversos espaços sociais existentes na comunidade.
O trabalho em grupo reforça a ação educativa aos indivíduos. Temos grupos ( diabéticos, tabagismo, horta , idoso, etc), Tudo é feito por uma equipe composta por profissionais de diferentes categorias (multidisciplinar) trabalhando de forma articulada (interdisciplinar), que considera as pessoas como um todo, levando em conta suas condições de trabalho, de moradia, suas relações com a família e com a comunidade.


Idosos No Grupo da Caminhada, buscando saúde com qualidade de vida



Somos responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

Nossa missão é atuar com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

A visão da Clinica Emygdio Alves Filho é chegar a ser em tempo recorde uma das melhores clinicas da família em atendimento, avaliação, diagnóstico e solução de problemas em  todo Rio de Janeiro.

Logo abaixo está um vídeo de mais um evento de Vacinação onde mostra um pouco também do nosso trabalho:






Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Lazer, 153 - Pilares

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3283-3769 | 3283-3776

Tecnologia do Blogger.