sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE




Os ACS surgiram em 1991, quando o Ministério da Saúde (MS) implantou o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), baseado em experiências bem-sucedidas no Ceará e em Pernambuco. A profissão foi reconhecida em 2002 e regulamentada em 2006, mesmo ano em que foi publicada Emenda Constitucional que possibilitou a efetivação dos ACS enquanto servidores públicos nos municípios do País.


“Hoje, os ACSs são extremamente importantes na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, junto às Equipes de Saúde da Família (ESF). Por seus vínculos estreitos com as comunidades onde atuam, os ACS articulam ações essenciais no campo da vigilância e da promoção da saúde, identificando agravos nos territórios de atuação, mobilizando a comunidade e agindo como integradores de diferentes políticas públicas que, além da saúde, promovem a cidadania”, afirma o superintendente da Atenção Primária da SES, Rodrigo Lima.


Os Agentes Comunitários de Saúde deste município, um ato de reconhecimento a estes trabalhadores e trabalhadoras que, embaixo de sol ou chuva, não perdem a preocupação com o cidadão. Entendemos que é preciso se apaixonar para ser um agente, e, sobretudo ter consciência do seu papel na comunidade. Ao longo de sua trajetória o ACS tornou-se um instrumento de articulação entre os serviços de saúde e a comunidade, desenvolvendo ações básicas de saúde e atividades de caráter educativo, contribuindo, assim, para a construção e consolidação dos sistemas locais de saúde. O ACS é o elo de ligação entre a comunidade e o sistema de saúde e mais que isso Cada agente de saúde é também um instrumento transformador com valor inestimável ao processo de construção social da saúde, uma vez que sua atuação oferece possibilidades de importantes avanços rumo à integralidade da atenção. É importante reconhecermos o relevante trabalho que os ACS tem desenvolvido como membro das equipes de saúde da família, isso pode ser percebido, especialmente através do aumento das taxas de coberturas do pré-natal, de vacinação, de vigilância da saúde da criança e da mulher. Para a população o ACS tem um papel fundamental de ajuda, de socorro, pois se faz presente em situações difíceis, o que, conseqüentemente, estreita os laços entre a família e a equipe de PSF. Revestidos de muita garra, e com os recursos que vão descobrindo dentro de si, os ACS vem desenvolvendo suas atividades superando os desafios que se colocam em seu caminho.
Não posso deixar de ressaltar a incansável luta da CATEGORIA para a desprecarização dos vínculos trabalhistas, lembrando que o PACS tinha uma proposta inicial voltada para o trabalho voluntário e hoje tornou-se uma profissão regulamentada e respeitada. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Mundo Novo com o apoio do Prefeito Luzinar têm trabalhando com o objetivo de motivar e apoiar os ACS, promovendo capacitação continuada e buscando melhorias nas condições de trabalho.
Este momento é muito importante. Sem estes valorosos e destemidos trabalhadores é impossível fazermos saúde. Os agentes comunitários de saúde merecem esta homenagem porque são profissionais essenciais para a preservação da saúde da comunidade.
Espero que esta dia seja proveitoso para todos e que a partir deste encontro possamos olhar para o ACS de forma diferenciada reconhecendo o seu verdadeiro valor!!




Hoje fizemos um delicioso café da manhã para nossas ACS.













Ficamos muito felizes por partilhar momentos assim. Feliz Dia dos ACS!! Que este dia possa ser especial e vivenciado com muito amor e carinho.

EQUIPE EMYGDIO ALVES COSTA FILHO

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Lazer, 153 - Pilares

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3283-3769 | 3283-3776

Tecnologia do Blogger.