quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Cuidados com a saúde no carnaval


            O carnaval está se aproximando e nesse período, a maioria das pessoas só pensa em folia e muita diversão e se esquecem de alguns cuidados essenciais com a saúde.
 O carnaval brasileiro movimenta todo o país e cada região tem suas festas típicas, que podem anteceder a semana ou até continuar na quarta-feira de cinzas.  Portanto, o ideal é estar preparado para aproveitar essa maratona com alguns cuidados com a saúde.
O primeiro passo é estar com as vacinas em dia. Nessa época do ano, os turistas lotam o país e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. A vacina antitetânica é outra que não pode estar atrasada, principalmente com o risco de se ferir com garrafas ou latas de bebidas, o que favorece o risco de infecção. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.
Atenção para a hidratação. Vale lembrar que o carnaval é realizado durante a estação mais quente do ano e pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, o álcool tem função diurética. A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, por isso nunca pode ser esquecida.
Para manter o corpo saudável, aproveite a estação para se refrescar com sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas, que também ajudam a repor os sais minerais. Mas não é só a hidratação que conta para manter o corpo saudável e bem disposto. Cuidar da alimentação depois da folia também é essencial para que o organismo não sinta os efeitos dos exageros alimentares. A orientação é consumir alimentos leves e coloridos, com muita variedade de legumes e verduras.
Em época de Carnaval vemos anúncios espalhados pela cidade, na TV e internet, devido ao fato de que durante as festas muitas pessoas acabam fazendo sexo sem camisinha e isso pode causar sérios problemas á saúde, as DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
O uso de camisinha é essencial para evitar doenças graves, porém não é só com isso que se deve tomar cuidado, durante o Carnaval nosso corpo fica muito exposto e também com o consumo excessivo de bebidas alcoólica, muitas pessoas acabam esquecendo que não é apenas através do sexo em si que podemos pegar doenças.
Devemos tomar muito cuidado com a nossa saúde, principalmente em época de Carnaval, que é quando todo mundo só pensa em se divertir.
 O índice de acidente devido à embriaguez aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Muitos foliões abusam na hora da festa e depois voltam para a casa dirigindo, isso é um grande risco e que pode ser evitado facilmente. Vale lembrar: ser for beber não dirija.

Dicas para não comprometer a saúde no carnaval:
1.         Use preservativo em todas as relações;
2.         Evite beijar na boca de pessoas desconhecidas;
3.         Beba bastante água, tenha sempre uma garrafinha de água na mão ou por perto;
4.         Evite ficar exposto diretamente ao sol e passe protetor solar e repasse a cada 2 ou 3 horas, se transpirar muito ou se entrar na água;
5.         Use um protetor solar próprio para os lábios e para os cabelos;
6.         Coma de 3 em 3 horas, faça refeições leves, coma muita fruta, prefira alimentos mais saudáveis e evite sanduíches com maionese ou muitos molhos;
7.         Use chapéu e óculos escuro sempre que sair à rua;
8.         Evite as bebidas alcoólicas pois elas desidratam e engordam;
9.         Use roupas leves e use sapatos confortáveis para evitar as bolhas e os calos, tênis e meia podem ser a melhor escolha;
10.      Descanse sempre que possível e durma de 7 a 8 horas por noite;

Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças.

          Cuide da sua saúde para que possa curtir muitos e muitos outros Carnavais.
fonte: http://www.bensaude.com.br/noticias/leitura/389/Cuidados-com-a-sa%C3%BAde-no-carnaval

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua do Lazer, 153 - Pilares

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h- Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3283-3769 | 3283-3776

Tecnologia do Blogger.