SAÚDE NA ESCOLA
O Programa
Saúde na Escola (PSE)
visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde,
proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como
consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para
elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas
como projetos didáticos nas Escolas.
Nosso trabalho é realizado na Creche Municipal Cantinho Feliz e na Escola Municipal Joaquim Ribeiro.
- CRECHE MUNICIPAL CANTINHO FELIZ
"Este é o resultado de um sonho que foi construído durante 10 anos de muita dedicação, amor, perseverança, fé e muito suor."
- ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM RIBEIRO
A Escola Municipal Joaquim Ribeiro é uma escola da 3ª CRE situada no bairro de Inhaúma, Rio de Janeiro,que atende da Educação Infantil ao 9º ano. A escola desenvolve vários projetos exercendo um lindo trabalho nesta escola.
As atividades de
educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de
abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando
possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos
públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como
praças e ginásios esportivos, etc).
No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias
firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a
unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o
contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a
capacidade operativa em saúde do escolar.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da
saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações
favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
A Agenda de Educação e
Saúde é uma estratégia fundamental de implementação das ações compartilhadas
nos territórios municipais. São escolhidos “recortes” do território integrando
escolas e unidades de saúde, a fim de gerar uma articulação das práticas. A
Agenda definirá as propostas comunitárias para estes micro territórios onde as
escolas estão inseridas, refletindo as expectativas comunitárias em relação à
interface educação e saúde.
Ao longo do ciclo de
vida, a vigilância em saúde das crianças, adolescentes e jovens é
responsabilidade das equipes de Saúde da Família (ESF), às quais compete
realizar periodicamente a avaliação das condições de saúde das crianças,
adolescentes e jovens que estão nas escolas inseridas em seus territórios
adscritos. Frente às necessidades de saúde identificadas, as ESF devem se
articular com toda a rede de serviços de saúde, com o setor Educação e com
outros equipamentos existentes na comunidade, para a elaboração de planos
terapêuticos integrais e integrados para a resolução das necessidades e dos
problemas detectados.A ESF constitui o serviço de saúde que interage com a
escola e que se articula com os demais serviços de saúde. Por isso, sempre que
se detecte uma criança, adolescente ou jovem com necessidades ou problemas de
saúde, deve-se designar um profissional da equipe de saúde, em conjunto com um
representante da comunidade escolar, para fazer o acompanhamento e coordenação
do cuidado ou plano terapêutico proposto, mobilizando os recursos de saúde e
educacionais necessários, evitando-se ou reduzindo-se ao máximo o afastamento
dos estudantes de suas atividades escolares normais.
O
Programa Saúde na Escola (PSE) preconiza que crianças, adolescentes e jovens escolares
tenham acesso, pelo menos uma vez por ano, preferencialmente nos inícios dos períodos
letivos, à avaliação clínica e psicossocial.
EXAME FÍSICO:
Ausculta cardíaca e palpação de pulsos. A medida rotineira da pressão
arterial está indicada a partir dos três anos de idade e deve ser realizada nas
avaliações anuais, de acordo com a técnica adequada; A triagem rotineira para
escoliose em adolescentes costuma ter um número excessivo de falso-positivos e
encaminhamentos desnecessários.
Nosso trabalho é realizado na Creche Municipal Cantinho Feliz e na Escola Municipal Joaquim Ribeiro.
- CRECHE MUNICIPAL CANTINHO FELIZ
"Este é o resultado de um sonho que foi construído durante 10 anos de muita dedicação, amor, perseverança, fé e muito suor."
- ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM RIBEIRO
A Escola Municipal Joaquim Ribeiro é uma escola da 3ª CRE situada no bairro de Inhaúma, Rio de Janeiro,que atende da Educação Infantil ao 9º ano. A escola desenvolve vários projetos exercendo um lindo trabalho nesta escola.
No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
O Programa Saúde na Escola (PSE) preconiza que crianças, adolescentes e jovens escolares tenham acesso, pelo menos uma vez por ano, preferencialmente nos inícios dos períodos letivos, à avaliação clínica e psicossocial.
MONITORAÇÃO DE CRESCIMENTO:
As
crianças menores de cinco anos necessitam de acompanhamento sistemático do crescimento
e do desenvolvimento. Com relação aos escolares, hoje em dia, embora o valor da
monitorização do crescimento como indicador do estado de saúde Avaliação da
acuidade visual A partir dos três/quatro anos, está indicada a triagem da
acuidade visual, usando-se tabelas de letras ou figuras. Devem ser encaminhadas
ao oftalmologista as crianças de três a cinco anos que tenham acuidade inferior
a 20/40 ou diferença de duas linhas entre os olhos, e as crianças de seis anos
ou mais que tenham acuidade inferior a 20/30 ou diferença de duas linhas entre
os olhos.
MONITORAÇÃO DE CRESCIMENTO:
Nutricionista Penha realizando avaliação antropométrica |
AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL
É recomendável que toda
a equipe de saúde desestimule enfaticamente a ingestão de alimentos
comprovadamente cariogênicos, principalmente açúcares refinados. Além disso, estimule
a escovação dentária e o uso do fio dental. No tópico intitulado “Avaliação da
Saúde Bucal”, são feitas orientações específicas sobre como conduzir essa
avaliação.
Por que fazer?
A
avaliação de saúde bucal permite a identificação das necessidades de saúde
bucal dos escolares, possibilitando o planejamento das ações a serem
desenvolvidas.
A
avaliação da saúde bucal de escolares tem sido uma clássica prioridade em
odontologia pois a escola tem grande influência sobre a saúde dos escolares.
Por isso, há muitos anos existem programas de saúde bucal sendo desenvolvidos
em escolas. A priorização dos escolares permitiu o controle da cárie na maioria
dos países onde isso ocorreu. Isso porque os pais e professores são os aliados
dos profissionais de saúde para que os escolares tenham hábitos saudáveis.
AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL
Desde
o nascimento, toda a equipe de saúde deve estar atenta para o desenvolvimento da
fala e da audição. Testes específicos, como a audiometria, são recomendados
para crianças com fatores de risco, o que é explorado melhor no tópico
“Avaliação Auditiva”.
ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL
A
imunização contra doenças transmissíveis tem eficácia clara e amplamente documentada.
Portanto, há justificativa para se recomendar enfaticamente a aplicação de
todas as vacinas disponíveis, ressalvadas as contraindicações específicas.
Possibilitar o cumprimento do calendário de vacinas dos órgãos oficiais é
obrigação do sistema de saúde e de todos os profissionais da ESF, devendo ser
seguido (BLANK, 2003). Informações complementares estão
disponíveis
no tópico “Atualização do Calendário Vacinal”.
ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
Quando a criança está
faminta ou mal nutrida (podendo, neste caso, estar abaixo ou acima do peso
ideal para sua faixa etária), tem mais chance de adoecer, de faltar à escola e
ficar atrasada em relação à sua turma. Fica mais irritável, tem dificuldade de
concentração e mais baixos níveis de energia. Padrões alimentares não saudáveis
podem resultar em subnutrição, deficiência de ferro, sobrepeso e obesidade.
O espaço escolar representa ambiente ideal para que ocorra promoção da saúde entre as crianças e jovens. Quando o assunto alimentação saudável é bem trabalhado conseguimos atingir o objetivo principal: melhorar a saúde dos nossos alunos através de hábitos saudáveis de alimentação e eliminar da comunidade escolar as práticas de alimentações consideradas inadequadas causando interesse entre a futura geração em melhorar a saúde e fazendo com que eles levem estes hábitos e conhecimentos para sua casa. Os alunos precisam compreender o valor da boa alimentação, aprendendo a escolher alimentos que além de nutritivos tenham alto teor de qualidade e adequando as refeições de acordo com as necessidades demandas pelo organismo.
Depois de aprender muitas coisas sobre alimentação saudável as crianças confeccionaram cartazes sobre o assunto de forma coletiva.
A alimentação qualificada se torna um hábito difícil de ser perdido depois que vira rotina. É importante que o aluno aprenda que deve comer alimentos variados evitando uma alimentação monótona e pobre em vitaminas e nutrientes para seu desenvolvimento. Precisamos também levá-los a compreender os danos do consumo excessivo de doces e refrigerantes e alimentos que prejudicam o seu desenvolvimento quando consumidos em excesso como frituras e lanches do tipo “fast food” que muitas vezes ocupam o lugar da preferência dos alunos no lugar de alimentos saudáveis. Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem e é responsável para se obter uma boa saúde. A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no crescimento e desenvolvimento do organismo.
Depois de aprender muitas coisas sobre alimentação saudável as crianças confeccionaram cartazes sobre o assunto de forma coletiva.
A alimentação qualificada se torna um hábito difícil de ser perdido depois que vira rotina. É importante que o aluno aprenda que deve comer alimentos variados evitando uma alimentação monótona e pobre em vitaminas e nutrientes para seu desenvolvimento. Precisamos também levá-los a compreender os danos do consumo excessivo de doces e refrigerantes e alimentos que prejudicam o seu desenvolvimento quando consumidos em excesso como frituras e lanches do tipo “fast food” que muitas vezes ocupam o lugar da preferência dos alunos no lugar de alimentos saudáveis. Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem e é responsável para se obter uma boa saúde. A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no crescimento e desenvolvimento do organismo.
AVALIAÇÃO DA ESTATURA PARA A IDADE E DO IMC PARA A IDADE
O
índice de estatura para a idade expressa o crescimento linear da criança. É o
índice que melhor indica o efeito cumulativo de situações adversas sobre o
crescimento da criança, como problemas durante a gravidez ou desnutrição na primeira
infância. É considerado o indicador mais sensível para aferir a qualidade de
vida de uma população. Trata-se de um índice incluído recentemente na Caderneta
de Saúde da Criança.
“
O Cálculo feito na figura ao lado foi realizado com base nas medidas de
crescimento usadas pela pediatria. Esses números podem variar um pouco para
mais ou menos ( em gramas ou centímetros).”
Integração
O NASF representado pela Psicóloga Verônica e o Prof. Luciano fazem Grupo com alguns dos Adolescentes da Escola Joaquim Ribeiro ...
Confira no vídeo abaixo:
O NASF representado pela Psicóloga Verônica e o Prof. Luciano fazem Grupo com alguns dos Adolescentes da Escola Joaquim Ribeiro ...
Confira no vídeo abaixo:
Em
busca de resultados positivos observamos que apartir do momento que nos
propomos e nos disponibilizamos a comunidade sempre cria e recria numerosas
possibilidades de se encontrar e se organizar para a melhoria da sua qualidade
de vida, que precisam ser reconhecidas e valorizadas quando se fala em produzir
e promover a saúde de sujeitos e coletivos.
Assim,
é importante que as equipes de Saúde da Família envolvam-se nos espaços criados
pela comunidade (formais, informais, casuais, circunstanciais) para melhor
compreender a dinamicidade da vida naquele território, corresponsabilizar a
comunidade nos projetos que são de interesse dela e integrar saberes e práticas
em saúde.
O
propósito do encontro com a comunidade e com os demais profissionais que trabalham
num território de responsabilidade é o diálogo. Por meio dele se conhece melhor
a história de constituição daquele território e da comunidade, entendem-se mais
os vários interesses, potencialidades e dificuldades que nele estão presentes,
bem como é possível elaborar estratégias mais criativas para a solução dos
problemas vivenciados pela comunidade.
Diálogo
e encontro – pressupõem a ampliação de nossas capacidades de escuta e de
considerar respeitosamente a diversidade de olhares, vivências a respeito de
uma mesma situação, opiniões e posturas, lembrando que é a pluralidade de
papéis e atuações na comunidade que, muitas vezes, viabilizará as soluções
locais para as dificuldades identificadas.
Acreditar
na capacidade da comunidade que habita o território em que a escola se insere
de identificar e potencializar espaços e/ou construir iniciativas promotoras de
práticas mais saudáveis e articular redes em defesa da saúde e da qualidade de
vida é um pressuposto fundamental no âmbito da promoção da saúde.
A
Clínica da Família se propõe a uma metodologia participativa que pede para
conhecermos bem a forma como as relações acontecem em nosso território de
responsabilidade, envolvendo estratégias como a problematização, identificação
de recursos, planejamento, sistematização e avaliação de ações criadas pelas
pessoas e comunidades que vivem aquela realidade.
Com
essa técnica, podemos construir relações entre a realidade vivida e a realidade
desejada no futuro pela comunidade, identificando que a distância a ser
percorrida entre esses dois pontos envolve a responsabilidade de todos e um
movimento coletivo na busca e operacionalização de soluções. O futuro coloca-se
nas mãos de todos os atores e passa a funcionar como possibilidade concreta de
transformação, apresentando com metas e resultados possíveis.
________________________________________________
Tema: Alimentação saudável e
Guia alimentar para crianças de 2 a 3 anos.
Data: 12/09/2013
Profissional (s) responsável
(s):
Maria da Penha(Nutricionista NASF), Missayle(Enfermeira).
Fernanda(Nutricionista CAP 3.2 ).
Participação: Maria da
Penha(Nutricionista NASF), Missayle(Enfermeira). Fernanda(Nutricionista CAP 3.2
) e Direção da creche.
Encontro realizado na creche Municipal Cantinho Feliz para organizar participação na reunião de pais onde será apresentado o Guia Alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Realizada também atividade educativa sobre alimentação saudável pela Equipe Águia de Ouro.
________________________________________________
Evento na CRECHE em comemoração ao
DIA DAS CRIANÇAS!!
No dia 11.10.13 alguns funcionários da Clínica estiveram na Creche Cantinho Feliz em comemoração ao Dia das Crianças e distribuíram presentes!! Presentes esses doados por todos os funcionários que num gesto de Amor e Carinho apadrinharam um pequenino e proporcionaram alegria dessas crianças. Era tamanha alegria deles... os olhinhos brilhavam de felicidade!!
E os funcionários que estiveram presentes distribuindo os presentes sentiram-se emocionados e realizados em participar desse Evento em nome de todos da Clínica!!
Confira algumas das fotos!!
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Tema: Alimentação saudável e
Guia alimentar para crianças de 2 a 3 anos.
Data: 12/09/2013
Profissional (s) responsável
(s):
Maria da Penha(Nutricionista NASF), Missayle(Enfermeira).
Fernanda(Nutricionista CAP 3.2 ).
Participação: Maria da
Penha(Nutricionista NASF), Missayle(Enfermeira). Fernanda(Nutricionista CAP 3.2
) e Direção da creche.
Encontro realizado na creche Municipal Cantinho Feliz para organizar participação na reunião de pais onde será apresentado o Guia Alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Realizada também atividade educativa sobre alimentação saudável pela Equipe Águia de Ouro.
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Confira algumas das fotos!!
Evento na CRECHE em comemoração ao
DIA DAS CRIANÇAS!!
No dia 11.10.13 alguns funcionários da Clínica estiveram na Creche Cantinho Feliz em comemoração ao Dia das Crianças e distribuíram presentes!! Presentes esses doados por todos os funcionários que num gesto de Amor e Carinho apadrinharam um pequenino e proporcionaram alegria dessas crianças. Era tamanha alegria deles... os olhinhos brilhavam de felicidade!!
E os funcionários que estiveram presentes distribuindo os presentes sentiram-se emocionados e realizados em participar desse Evento em nome de todos da Clínica!!
Confira algumas das fotos!!
Todas as fotos desse dia especial estão na nossa página do facebook no Álbum: Dia das Crianças na Creche Cantinho Feliz, no link abaixo:
Todas as fotos desse dia especial estão na nossa página do facebook no Álbum: Dia das Crianças na Creche Cantinho Feliz, no link abaixo:
__________________________________________________
Matéria no Blog na Escola Joaquim Ribeiro
O PSE (PROJETO SAUDE NA ESCOLA) através dos agentes de saúde da Clinica da Família realizam diversas atividades de acompanhamento da saúde bucal dos nossos alunos, pesagem e ações relacionadas à promoção de saúde e qualidade de vida.
Os alunos recebem kits de escovação e aprendem sobre a forma correta de escovar os dentes e noções sobre saúde bucal.
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL
A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal, nem geral. Por isso, é fundamental manter uma boa higiene e, consequentemente, ter dentes e gengivas saudáveis.
Para que isto ocorra, devemos tomar algumas medidas, tais como:
• Correta higienização, com escova e fio dental
• Consumo inteligente de carboidratos (açúcares)
• Uso correto do flúor, para fortalecer os dentes
• Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista
Guardem sempre estes conselhos fundamentais para a saúde bucal:
Blog da Escola Municipal Joaquim Ribeiro:
________________________________________________
Confira nosso álbum de fotos, com todas as nossas atividades na Escola e na Creche no link abaixo:
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Matéria no Blog na Escola Joaquim Ribeiro
O PSE (PROJETO SAUDE NA ESCOLA) através dos agentes de saúde da Clinica da Família realizam diversas atividades de acompanhamento da saúde bucal dos nossos alunos, pesagem e ações relacionadas à promoção de saúde e qualidade de vida.
Os alunos recebem kits de escovação e aprendem sobre a forma correta de escovar os dentes e noções sobre saúde bucal.
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL
A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal, nem geral. Por isso, é fundamental manter uma boa higiene e, consequentemente, ter dentes e gengivas saudáveis.
Para que isto ocorra, devemos tomar algumas medidas, tais como:
• Correta higienização, com escova e fio dental
• Consumo inteligente de carboidratos (açúcares)
• Uso correto do flúor, para fortalecer os dentes
• Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista
Guardem sempre estes conselhos fundamentais para a saúde bucal:
Blog da Escola Municipal Joaquim Ribeiro:
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Confira nosso álbum de fotos, com todas as nossas atividades na Escola e na Creche no link abaixo:
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